Checklist tático
Olá! Agradecemos seu interesse no nosso material 🤩
Este checklist é fruto de uma parceria entre Feedz e Exact Sales e tem o objetivo de ajudar RHs e gestores de vendas a manter seus times engajados enquanto aumentam os resultados da empresa.
Siga o passo a passo abaixo e baixe nossa planilha com as ações necessárias para ter uma equipe de vendas motivada e orientada para resultados, assim você terá um guia prático para aplicar essas dicas no seu negócio. Com certeza fará muita diferença. 😉
O primeiro passo, é identificar seu cenário: quais ações ou processos que podem estar interferindo no alto desempenho do seu time de vendas? Ao responder esta pergunta, considere os maiores desafios que sua área comercial enfrenta.
Em seguida, é preciso entender o desempenho individual e coletivo do time de vendas. Por meio de um mapeamento de competências para identificar habilidades, lacunas e oportunidades de desenvolvimento.
Aqui que os dados podem ser a chave para solucionar e identificar os pontos que estão travando os resultados.
Junto a isso, é preciso entender e mapear o nível de satisfação e engajamento do seu time de vendas é aplicar pesquisas internas.
Realize pesquisas de clima e de satisfação para compreender o estado emocional da equipe e com isso parta para o próximo passo 👇
Nada de achismos, hein? É preciso agir com base nos resultados das pesquisas que foram aplicadas. Recomendamos que você use ferramentas de monitoramento para gerar relatórios precisos.
Para isso, sugerimos que monitore ações cada os índices de conversão de cada etapa do seu funil de vendas, a partir de cada ação de marketing, por meio da identificação clara da origem do lead.
Para fazer isso com assertividade recomendamos que utilize funcionalidades para inteligência comercial que proporcionem uma visão clara deste processo, como o Dashboard de vendas e Business Analytics (BA).
E, antes de partir para um plano de ação, defina e alinhe os objetivos-chave (OKRs) e metas com os resultados esperados.
Outro ponto importante para manter o engajamento da sua equipe comercial é criar metas realistas que estejam conforme a estratégia da empresa. Como encontrar esse equilíbrio pode ser algo complexo, deixamos disponível o guia de como criar metas realistas, da Exact Sales.
Lembre-se: para seu projeto rodar de forma precisa, tenha clareza de todas as micro ações que rodam na área comercial, desde a entrada do lead até a finalização da compra. A partir disso, você deve olhar cada etapa do funil de vendas da sua empresa:
Não esqueça de criar um plano que concilie metas de vendas com a manutenção do engajamento da equipe. Sendo assim, aplique táticas para manter o time motivado e comprometido como:
Pode parecer simples, mas esses são grandes aliados na manutenção de times engajados.
Para reconhecer e desenvolver sua equipe comercial de forma padrão, priorizando a alta performance, é essencial que você crie os processos a partir dos “cases de sucesso” da sua equipe, além de desenvolver playbooks padronizados das ações diárias de cada vendedor.
Com essas duas ações, é possível criar uma cultura de previsibilidade nos resultados.
Veja como fazer isso em detalhes →[Guia de Sales Enablement]
Ah, não esqueça de manter uma comunicação clara e transparente sobre o andamento dos objetivos e abrir canais de comunicados e uma ouvidoria interna. Isso fará com que o seu time se sinta mais seguro.
Fazer um acompanhamento contínuo das etapas anteriores pode ser o ponto-chave para o sucesso do seu time de vendas. Para ter a clareza de que sua estratégia está caminhando na direção correta, orientamos que você acompanhe constantemente as taxas de conversão de cada etapa do funil.
E para garantir que o engajamento não diminua, ponha em prática:
Com a Exact Sales a Senior Mega aumentou em 3x sua taxa de conversão.
Ao utilizar as funcionalidades de qualificação e nutrição de leads do Exact Spotter, a empresa aumentou em 80% o agendamento de reuniões. Isso mostra que os clientes que começaram a chegar no funil estavam muito mais quentes e prontos para a negociação.
Aumente seus resultados comerciais: veja o que o Spotter pode fazer por sua operação
A Feedz é uma ferramenta completa para o engajamento de colaboradores utilizada por mais de 1.500 empresas no Brasil. Com ela, a EQS Engenharia unificou sua comunicação para mais de 7 mil colaboradores e mantém o engajamento dos times sempre alinhados com os objetivos da empresa.
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Acesse planilha adicional com o plano de ação:
Aprenda na prática como obter os melhores resultados a partir da prospecção ativa.