Playbook de
Ações de Incentivo
para Equipe de Vendas

As equipes de pré-vendas e vendas são a alma de qualquer empresa, portanto mantê-las motivadas e engajadas é crucial para o sucesso.

Mas isso pode ser um grande desafio em momentos mais fracos do mercado, como na semana do Carnaval, já que muitas empresas emendam o feriado ou diminuem o ritmo de trabalho.

Dentro desse contexto, ações de incentivo para os colaboradores podem ser uma excelente estratégia para dar uma injeção de ânimo no time comercial e dar um incentivo para que a operação não caia.

Este playbook foi criado para auxiliar gestores de pré-vendas e vendas a implementar ações de incentivo eficazes, inspiradas pelas melhores práticas de empresas referência em vendas.

E não para por aí! Ao final, ainda tem um template da apresentação da Campanha de Incentivo para que você possa implementar essa estratégia no seu negócio o mais rápido possível.

Os três pilares das ações de incentivo

É possível pensar em três tipos de ações que causam impacto nos colaboradores de uma empresa:
Passo 1

Reconhecimento:

celebrar as conquistas individuais e da equipe é fundamental para a autoestima e o senso de pertencimento.

Passo 2

Recompensa

oferecer recompensas tangíveis e intangíveis que sejam significativas para a equipe.

Passo 3

Desenvolvimento:

investir na formação e no crescimento profissional da equipe.

É importante ter em mente que cada uma dessas categorias têm seu papel e deve ser considerada. Quanto mais diversificadas forem suas ações, mais chances elas têm de realmente cumprirem seus objetivos.

Além disso, elas também exigem orçamentos diferentes, o que é interessante, uma vez que nem sempre temos como fazer um incentivo em dinheiro ou algo relacionado.

Então, vamos entender cada uma dessas ações com mais detalhes?

Reconhecimento

O reconhecimento dos colaboradores é um componente essencial de qualquer estratégia de gestão de pessoas eficaz. Ele demonstra o valor que a empresa atribui ao trabalho dos seus colaboradores, contribuindo para o aumento da produtividade, da satisfação e da retenção de talentos.

Alguns exemplos de reconhecimento são:

Quadro de Honra

Celebrar os vendedores que alcançam ou superam suas metas.

Prêmio "Vendedor do Mês"

Reconhecer o melhor vendedor do mês com um prêmio especial.

Elogio público

Reconhecer o bom desempenho individual e da equipe em reuniões e comunicados.

Feedback positivo

Fornecer feedback construtivo e encorajador regularmente.

Para conseguir empregar essas táticas com eficácia, é importante ter muito bem definido quais comportamentos e resultados serão recompensados.

Além disso, reconhecer o trabalho do seu colaborador e da sua equipe de forma genuína também é essencial para manter a união e o espírito de equipe.

Recompensa

Ações de recompensa são uma forma eficiente para engajar seus vendedores a alcançarem melhores resultados.

Alguns exemplos dessa prática são:

Comissões e bônus

Atrelar o desempenho individual e da equipe a recompensas financeiras.

Viagens de incentivo

Recompensar o alto desempenho com viagens para destinos desejáveis.

Prêmios em dinheiro

Oferecer prêmios em dinheiro para metas específicas.

Inscrições em eventos

Disponibilizar ingressos para grandes eventos da área ou que tragam desenvolvimento profissional, como o evento Exact Network.

Brindes e benefícios

oferecer brindes e benefícios como cartões-presente ou vale-refeição.

Apesar de essa ser uma ação que parece valorizar mais seus colaboradores, é essencial lembrar que ela não é o único tipo de incentivo que eles podem receber.

Além disso, fornecer outras vantagens que não estejam apenas associadas a dinheiro é uma ótima maneira de mostrar seu comprometimento com seu time.

Desenvolvimento

Por fim, usar o desenvolvimento intelectual ou profissional como incentivo para que seus prospectadores tenham estímulo para baterem as metas em épocas difíceis também é uma estratégia que surte muito efeito.

Além de trazer uma contrapartida para o esforço que seus colaboradores empregam na empresa, você também contribui para o crescimento deles enquanto profissionais. É essencial que eles se sintam valorizados em todas as áreas.

Alguns exemplos de ações que incentivam o desenvolvimento são:

Treinamentos

Investir em treinamentos técnicos e comportamentais para aprimorar as habilidades da equipe.

Mentoria e coaching

Oferecer programas de mentoria e coaching para auxiliar no desenvolvimento individual.

Palestras e workshops

Convidar palestrantes e especialistas para compartilhar conhecimento com a equipe.

Programas de desenvolvimento de liderança

Preparar a equipe para assumir cargos de liderança no futuro.

Investir no desenvolvimento dos colaboradores é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Uma equipe bem treinada e capacitada é mais produtiva, engajada e inovadora, o que contribui para o alcance de melhores resultados.

Mas é sempre bom lembrar que o desenvolvimento dos colaboradores é um processo contínuo que deve ser acompanhado e avaliado periodicamente para garantir sua efetividade.

Pontos para ficar atento!

As ações de incentivo são importantes, mas também é necessário ficar atento a algumas questões:

Personalização:

Atrelar o desempenho individual e da equipe a recompensas financeiras.

Comunicação:

Comunique as ações de incentivo de forma clara e transparente.

Equilíbrio:

Encontre um equilíbrio entre recompensas financeiras e não financeiras.

Feedback:

Monitore o impacto das ações de incentivo e busque feedback da equipe.

Se você conseguir estabelecer uma boa relação com o seu time comercial, as ações de incentivos também fluirão melhor, uma vez que as expectativas, demandas e ganhos estarão bem estabelecidos e definidos.

O jeito Exact de fazer
Ações de Incentivo na Pré-Vendas

E é claro que não poderíamos deixar de citar estratégias para montar ações de incentivo que já fizemos para nossos pré-vendedores.

Dentro da Exact Sales, a motivação é um pilar muito importante da nossa cultura, portanto cultivar esse sentimento nos nossos colaboradores é uma tarefa constante na rotina dos líderes e gestores.

A Exact recomenda utilizar as principais campanhas abaixo:

Colocar vouchers e premiações escritas em um papel dentro de balões; quem alcançar o resultado estoura o balão e pega o prêmio que estava dentro;

Fornecer uma "short friday" pro colaborador que atingir o resultado, ou seja, ele tem direito a trabalhar apenas meio período na sexta-feira;

Premiar com o ingresso para para um evento de desenvolvimento ou alguma capacitação;

Criar uma competição por squad: dividindo o seu time em dois ou mais squads e cada um terá sua meta. Premie os melhores ou o melhor.

Aqui na Exact, é comum que essas ações aconteçam, pelo menos, uma vez por semana. Em momentos de baixa motivação para o time, podem chegar a três vezes na semana. Além disso, também contamos com as premiações mensais.

Outro ponto essencial é que diversificamos a forma de premiar nossos pré-vendedores. A ação do balão faz com que todos recebam o prêmio no mesmo dia, mas outras são entregues nas reuniões do kick-off do time.

E claro, é preciso sempre estar atento às ações de curto, médio e longo prazo, afinal cada uma serve para um objetivo diferente e precisam trabalhar juntas.

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Conclusão

Ao implementar ações de incentivo eficazes, os gestores de pré-vendas e vendas podem aumentar a motivação, o engajamento e a produtividade da equipe, impulsionando o sucesso da empresa.

Então, se você chegou até aqui, é porque entendeu a importância desse assunto para o seu time comercial e se empolgou com a ideia de implementar essa estratégia na empresa.

Faça sua cópia do nosso template de apresentação para ações de incentivo e não perca nem mais um minuto!
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