Guia para templates de e-mails de prospecção ativa
Quando falamos de prospecção de leads, é sempre importante ter em mente que uma abordagem multicanal é o melhor caminho.
Intercalar uma tentativa de contato por ligação com um e-mail, por exemplo, é uma forma de abordar o lead de diferentes maneiras sem parecer insistente e com maior chances de conseguir, de fato, falar com ele.
Então, vamos entender um pouco mais sobre fluxos e cadência de e-mails? ✉️
Na Exact, nosso time de Pré-Vendas utiliza as cadências de e-mails após ter ligado para o lead e não ter conseguido falar com ele ou para mantê-lo nutrido até a próxima reunião.
Os e-mails são etapas importantes no nosso processo de prospecção e qualificação de leads, apesar de não substituírem as ligações, afinal conversar com os clientes em potencial sempre gera mais pontos de proximidade e chances de conversão.🤝
Diante desse cenário e de todo o know-how que temos sobre cadências de e-mails, decidimos disponibilizar alguns dos templates que utilizamos dentro da Exact para conversar com nossos leads.
Dica
O primeiro passo para um bom e-mail é um assunto que interesse o seu leitor e que desperte curiosidade! Portanto, separamos algumas dicas importantes para criar bons assuntos:
Mantenha seus assuntos entre 20 e 40 caracteres para que ele possa ser lido na íntegra tanto pelo telefone quanto pelo computador;
Invista em perguntas;
Use o nome da empresa ou do decisor;
Seja direto ao ponto já no assunto.
Ao seguir essas orientações, você já tem mais chance de conseguir atrair a atenção do seu lead e, quem sabe, ter contato mais facilmente.
E-mails de primeiro contato da nossa Pré-Vendas
Dentro da Exact, nós temos como primeiro passo uma cadência de e-mails para tentar prospectar o lead. Ela serve tanto para aqueles que chegaram no nosso funil via prospecção ativa ou passiva.
A ideia é que tendo o contato do lead, nosso time comercial consiga conversar com o cliente em potencial para explicar as formas de atuação do Spotter e como o software é benéfico.
Vamos ver como funciona esse fluxo?👇
Ah, você pode baixar todos os templates no botão abaixo!
E-mail 1
Vamos falar sobre [inserir a área ou processo que a sua empresa atua nos clientes/a dor que sua empresa resolve], [nome_contato]?
Olá [nome_contato], tudo bem?
Aqui é o [nome_prevendedo] da [nome_da_empresa], dona do [nome_do_produto].
Quero falar contigo sobre pontos de melhoria de [inserir a área ou processo que a sua empresa atua nos clientes/a dor que sua empresa resolve], pois vi que tem muita aderência para o modelo de negócio de vocês.
Ajudamos em pontos como: [inserir os principais apelos comerciais da sua empresa]/[inserir benefício 1], [inserir benefício 2], [inserir benefício 3], [inserir benefício 4], …
Quero marcar um contato de 15 minutos contigo por telefone para entender seus principais desafios e oportunidades de melhoria para a [nome_empresa], e preparar uma demonstração de como podemos te ajudar.
Vamos falar amanhã às [sugestão de horário]?
Conheça mais sobre [inserir nome da solução].
↓ Próximo e-mail ↓
E-mail 2
[nome_contato] não estou conseguindo contato com você
Oi, {{nome_contato}}. Tudo bem?
Aqui é o {{nome_prevendedor}} da [nome da sua empresa].
Tentei contato contigo por telefone e e-mail, mas sem sucesso.
Quero falar sobre os desafios que sua empresa está enfrentando e que podem estar te impedindo de crescer.
Quero junto ao meu especialista te apresentar como o nosso [nome do seu produto ou serviço] pode ser uma alavanca de crescimento para a sua empresa com uma apresentação personalizada, mas antes quero falar contigo via ligação por cerca de 10 minutos para entender seu cenário.
Conheça um pouco do impacto da [nome da sua empresa] para quem utiliza, através do depoimento da [colocar o nome de uma empresa que é cliente e case de sucesso] e outros inúmeros cases de sucesso:
[inserir um link de case de sucesso]
Vamos falar amanhã às [sugestão de horário]?
↓ Próximo e-mail ↓
E-mail 3
Você recebeu meu último e-mail [nome_contato]?
Oi, {{nome_contato}}. Tudo bem?
Venho tentando contato contigo, mas sem sucesso.
{{nome_contato}}, estou sendo insistente em falar contigo, pois sei o quanto alguns problemas comuns do [setor que o lead atua] podem atrapalhar as vendas e, portanto, o crescimento do seu negócio.
Dores como: [inserir as principais dores que seus clientes costumam apresentar e que a sua empresa se compromete a sanar]
E isso impacta diretamente suas metas e receita da {{nome_empresa}}, não é mesmo?
Quero entender quais seus desafios para preparar uma demonstração voltada para sua realidade.
{{nome_contato}} dá uma olhadinha no case da [colocar o nome de uma empresa que é cliente e case de sucesso] e o que alcançaram utilizando o [nome do seu produto ou serviço]:
[inserir link de outro case de sucesso da sua empresa]
Vamos falar amanhã às [sugestão de horário]?
↓ Próximo e-mail ↓
E-mail 4
[nome_contato], estou encerrando meu contato!
Oi, [nome_contato]. Tudo bem?
Como não consegui um retorno estou finalizando minhas tentativas.
Quando for o momento mais oportuno estamos à disposição para falarmos e avaliarmos possibilidades de trabalhar juntos e superar seus obstáculos.
Agradeço novamente pela oportunidade de nos conectarmos e permaneço à disposição para futuros contatos.
Esse é um exemplo de sequência de tentativa de primeiro contato com o lead. O principal objetivo, antes de qualquer coisa, é conseguir marcar uma conversa por telefone para conseguir entender melhor se o negócio faz sentido ou não.
Mas, também existem outras formas de abordar os clientes em potencial usando apenas um único e-mail, sem a cadência.
Vem ver as outras abordagens de contato! ⬇️
Storytelling
📖Contar histórias é uma forma envolvente, clara e bastante didática de se comunicar. Ela torna o processo de compreensão do lead mais fácil e simplifica a geração de rapport.
O principal objetivo desse tipo de script é utilizar temáticas e situações que sejam familiares às suas personas. É importante estar atento aos seguintes pontos:
Objetivo: o que você deseja que o lead identifique nessa história? Pode ser uma dor ou, até mesmo, um aspecto da solução;
História: deve ter personagens, acontecimentos interessantes e contexto que faça sentido. Destaque a ação do protagonista e as consequências da tomada de decisão;
Conclusão: é a ligação entre os dois fatores acima para que o enredo faça sentido, ilustrando seu ponto.
E-mail Storytelling
Olá, [Nome]! Tudo bem?
Faço parte da equipe de Vendas da [nome da sua empresa] e tenho uma experiência incrível para compartilhar que você! Certamente, isso pode te ajudar no aumento da sua receita, como aconteceu com a nossa empresa.
No ano passado, recebemos um cliente de [setor de atuação do lead] que estava com dificuldades em [dor da persona]. Já haviam tentado diversas alternativas para contornar o problema. Nenhuma dava certo, pois faltava [solução oferecida pela empresa]. Quando foi implementada, os resultados [descrição de modo impressionante]. Em questão de 6 meses, [problema resolvido]. E, hoje, a empresa [objetivo atrapalhado pela dor].
Como está sendo lidar com [dor relatada] para você? Caso precise de alguma ajuda, pode entrar em contato com a nossa equipe! Tenho certeza de que, assim como [personagem do storytelling,] podemos auxiliar você também.
[Assinatura da empresa e CTA]
AIDA
A AIDA é uma sigla, que representa as 4 fases que o lead 👣 deve passar no processo de decisão de compra:
Atenção: o que o lead fez para chamar a atenção da empresa?
Interesse: quais são os interesses em comum entre empresa e lead?
Desejo: o que despertou o desejo pela solução?
Ação: qual é o próximo passo para avançar na jornada de compra?
E-mail AIDA
Olá, [Nome]! Tudo bem?
Identifiquei que você baixou recentemente nosso material especial sobre [tema]. Gostou da leitura? Foi útil para você? Caso tenha mais alguma dúvida, fique a vontade para perguntar!
Temos uma equipe treinada para resolver [problema abordado no texto] e desenvolvemos estratégias otimizadas para melhorar resultados. A seguir, veja como um de nossos clientes alcançou o seu objetivo: [case de sucesso com mesma dor].
Gostaria de fazer o mesmo em sua empresa? Nós podemos te ajudar!
[Assinatura da empresa e CTA]
Antes, Depois e Ponte
O Antes, Depois e Ponte são 3 fases que toda venda deve percorrer:
Antes: identificação das dores que o lead sofre;
Depois mudanças após a implementação da solução;
Ponte: ligação entre antes e depois, com ações concretas.
E-mail ADP
Olá, [Nome]! Tudo bem?
Sabia que quando uma empresa não [dor do lead], seu/sua [consequência, caso a dor não seja solucionada]?
Atendemos outras empresas do [setor de atuação do lead] que também enfrentavam este tipo de problema e conseguiram [resultado com a solução do problema], utilizando [produto e/ou serviço oferecido].
Se você tiver 20 minutos, eu posso explicar como funciona esse processo e ajudá-lo(a) a diagnosticar algumas das causas do seu problema. Vamos resolvê-lo agora mesmo? Posso te ligar [dia e horário]. Me informe qual é o melhor canal para contato e eu ligo para você! Caso prefira outro horário, me diga e conversamos.
[Saudação adequada à persona]
[Assinatura da empresa e CTA]
E depois que o lead responder, como prosseguir com o follow-up?
O follow-up é o acompanhamento que deve ser feito após o primeiro contato com seu potencial cliente. Esse processo exige muito planejamento e dedicação.
É importante testar estratégias diferentes para ser cada vez mais assertivo em suas abordagens. E lembre-se: não seja insistente. A conexão com o lead deve ser constante, não irritante. 😁
Elaboramos uma cartilha para você otimizar o follow-up de vendas da sua empresa e conquistar ainda mais clientes! 🚀
Por fim, mas não menos importante, utilizar plataformas de automatização tanto de cadência de e-mails quanto de um e-mail singular economizam muito tempo e ainda permitem que seus colaboradores foquem em outras atividades.
Ter um fluxo de e-mail já pronto para ser disparado sem precisar do comando manual é algo muito interessante, principalmente se você consegue acompanhar todas as métricas de engajamento.
🖥️ O Exact Spotter te permite tudo isso. Além disso, o próprio software oferece ideias de fluxos de automação baseado nas ações e decisões dos seus leads perante seus e-mails.
Quer conhecer mais sobre o Exact Spotter e tudo que ele tem a oferecer?
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