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Guia para templates de e-mails de prospecção ativa

Quando falamos de prospecção de leads, é sempre importante ter em mente que uma abordagem multicanal é o melhor caminho.

Intercalar uma tentativa de contato por ligação com um e-mail, por exemplo, é uma forma de abordar o lead de diferentes maneiras sem parecer insistente e com maior chances de conseguir, de fato, falar com ele.

Então, vamos entender um pouco mais sobre fluxos e cadência de e-mails? ✉️

Na Exact, nosso time de Pré-Vendas utiliza as cadências de e-mails após ter ligado para o lead e não ter conseguido falar com ele ou para mantê-lo nutrido até a próxima reunião.

Os e-mails são etapas importantes no nosso processo de prospecção e qualificação de leads, apesar de não substituírem as ligações, afinal conversar com os clientes em potencial sempre gera mais pontos de proximidade e chances de conversão.🤝

Diante desse cenário e de todo o know-how que temos sobre cadências de e-mails, decidimos disponibilizar alguns dos templates que utilizamos dentro da Exact para conversar com nossos leads.

Dica
O primeiro passo para um bom e-mail é um assunto que interesse o seu leitor e que desperte curiosidade! Portanto, separamos algumas dicas importantes para criar bons assuntos:
  • Mantenha seus assuntos entre 20 e 40 caracteres para que ele possa ser lido na íntegra tanto pelo telefone quanto pelo computador;
  • Invista em perguntas;
  • Use o nome da empresa ou do decisor;
  • Seja direto ao ponto já no assunto.

Ao seguir essas orientações, você já tem mais chance de conseguir atrair a atenção do seu lead e, quem sabe, ter contato mais facilmente.

E-mails de primeiro contato da nossa Pré-Vendas

Dentro da Exact, nós temos como primeiro passo uma cadência de e-mails para tentar prospectar o lead. Ela serve tanto para aqueles que chegaram no nosso funil via prospecção ativa ou passiva.

A ideia é que tendo o contato do lead, nosso time comercial consiga conversar com o cliente em potencial para explicar as formas de atuação do Spotter e como o software é benéfico.

Vamos ver como funciona esse fluxo?👇

Ah, você pode baixar todos os templates no botão abaixo!

E-mail 1
Vamos falar sobre [inserir a área ou processo que a sua empresa atua nos clientes/a dor que sua empresa resolve], [nome_contato]?

Olá [nome_contato], tudo bem?

Aqui é o [nome_prevendedo] da [nome_da_empresa], dona do [nome_do_produto].

Quero falar contigo sobre pontos de melhoria de [inserir a área ou processo que a sua empresa atua nos clientes/a dor que sua empresa resolve], pois vi que tem muita aderência para o modelo de negócio de vocês.

Ajudamos em pontos como: [inserir os principais apelos comerciais da sua empresa]/[inserir benefício 1], [inserir benefício 2], [inserir benefício 3], [inserir benefício 4], …

Quero marcar um contato de 15 minutos contigo por telefone para entender seus principais desafios e oportunidades de melhoria para a [nome_empresa], e preparar uma demonstração de como podemos te ajudar.

Vamos falar amanhã às [sugestão de horário]?

Conheça mais sobre [inserir nome da solução].

 
↓ Próximo e-mail ↓
E-mail 2
[nome_contato] não estou conseguindo contato com você

Oi, {{nome_contato}}. Tudo bem?

Aqui é o {{nome_prevendedor}} da [nome da sua empresa].

Tentei contato contigo por telefone e e-mail, mas sem sucesso.

Quero falar sobre os desafios que sua empresa está enfrentando e que podem estar te impedindo de crescer.

Quero junto ao meu especialista te apresentar como o nosso [nome do seu produto ou serviço] pode ser uma alavanca de crescimento para a sua empresa com uma apresentação personalizada, mas antes quero falar contigo via ligação por cerca de 10 minutos para entender seu cenário.

Conheça um pouco do impacto da [nome da sua empresa] para quem utiliza, através do depoimento da [colocar o nome de uma empresa que é cliente e case de sucesso] e outros inúmeros cases de sucesso:

[inserir um link de case de sucesso]

Vamos falar amanhã às [sugestão de horário]?

 
↓ Próximo e-mail ↓
E-mail 3
Você recebeu meu último e-mail [nome_contato]?

Oi, {{nome_contato}}. Tudo bem?

Venho tentando contato contigo, mas sem sucesso.

{{nome_contato}}, estou sendo insistente em falar contigo, pois sei o quanto alguns problemas comuns do [setor que o lead atua] podem atrapalhar as vendas e, portanto, o crescimento do seu negócio.

Dores como: [inserir as principais dores que seus clientes costumam apresentar e que a sua empresa se compromete a sanar]

E isso impacta diretamente suas metas e receita da {{nome_empresa}}, não é mesmo?

Quero entender quais seus desafios para preparar uma demonstração voltada para sua realidade.

{{nome_contato}} dá uma olhadinha no case da [colocar o nome de uma empresa que é cliente e case de sucesso] e o que alcançaram utilizando o [nome do seu produto ou serviço]:

[inserir link de outro case de sucesso da sua empresa]

Vamos falar amanhã às [sugestão de horário]?

 
↓ Próximo e-mail ↓
E-mail 4
[nome_contato], estou encerrando meu contato!

Oi, [nome_contato]. Tudo bem?

Como não consegui um retorno estou finalizando minhas tentativas.

Quando for o momento mais oportuno estamos à disposição para falarmos e avaliarmos possibilidades de trabalhar juntos e superar seus obstáculos.

Agradeço novamente pela oportunidade de nos conectarmos e permaneço à disposição para futuros contatos.

 
Esse é um exemplo de sequência de tentativa de primeiro contato com o lead. O principal objetivo, antes de qualquer coisa, é conseguir marcar uma conversa por telefone para conseguir entender melhor se o negócio faz sentido ou não.
BAIXE OS MODELOS

Mas, também existem outras formas de abordar os clientes em potencial usando apenas um único e-mail, sem a cadência.

Vem ver as outras abordagens de contato! ⬇️

Storytelling

📖Contar histórias é uma forma envolvente, clara e bastante didática de se comunicar. Ela torna o processo de compreensão do lead mais fácil e simplifica a geração de rapport.

O principal objetivo desse tipo de script é utilizar temáticas e situações que sejam familiares às suas personas. É importante estar atento aos seguintes pontos:

  • Objetivo: o que você deseja que o lead identifique nessa história? Pode ser uma dor ou, até mesmo, um aspecto da solução;
  • História: deve ter personagens, acontecimentos interessantes e contexto que faça sentido. Destaque a ação do protagonista e as consequências da tomada de decisão;
  • Conclusão: é a ligação entre os dois fatores acima para que o enredo faça sentido, ilustrando seu ponto.
E-mail Storytelling

Olá, [Nome]! Tudo bem?

Faço parte da equipe de Vendas da [nome da sua empresa] e tenho uma experiência incrível para compartilhar que você! Certamente, isso pode te ajudar no aumento da sua receita, como aconteceu com a nossa empresa.

No ano passado, recebemos um cliente de [setor de atuação do lead] que estava com dificuldades em [dor da persona]. Já haviam tentado diversas alternativas para contornar o problema. Nenhuma dava certo, pois faltava [solução oferecida pela empresa]. Quando foi implementada, os resultados [descrição de modo impressionante]. Em questão de 6 meses, [problema resolvido]. E, hoje, a empresa [objetivo atrapalhado pela dor].

Como está sendo lidar com [dor relatada] para você? Caso precise de alguma ajuda, pode entrar em contato com a nossa equipe! Tenho certeza de que, assim como [personagem do storytelling,] podemos auxiliar você também.

[Assinatura da empresa e CTA]

 

AIDA

A AIDA é uma sigla, que representa as 4 fases que o lead 👣 deve passar no processo de decisão de compra:

  • Atenção: o que o lead fez para chamar a atenção da empresa?
  • Interesse: quais são os interesses em comum entre empresa e lead?
  • Desejo: o que despertou o desejo pela solução?
  • Ação: qual é o próximo passo para avançar na jornada de compra?
E-mail AIDA

Olá, [Nome]! Tudo bem?

Identifiquei que você baixou recentemente nosso material especial sobre [tema]. Gostou da leitura? Foi útil para você? Caso tenha mais alguma dúvida, fique a vontade para perguntar!

Temos uma equipe treinada para resolver [problema abordado no texto] e desenvolvemos estratégias otimizadas para melhorar resultados. A seguir, veja como um de nossos clientes alcançou o seu objetivo: [case de sucesso com mesma dor].

Gostaria de fazer o mesmo em sua empresa? Nós podemos te ajudar!

[Assinatura da empresa e CTA]

 

Antes, Depois e Ponte

O Antes, Depois e Ponte são 3 fases que toda venda deve percorrer:
  • Antes: identificação das dores que o lead sofre;
  • Depois mudanças após a implementação da solução;
  • Ponte: ligação entre antes e depois, com ações concretas.
E-mail ADP

Olá, [Nome]! Tudo bem?

Sabia que quando uma empresa não [dor do lead], seu/sua [consequência, caso a dor não seja solucionada]?

Atendemos outras empresas do [setor de atuação do lead] que também enfrentavam este tipo de problema e conseguiram [resultado com a solução do problema], utilizando [produto e/ou serviço oferecido].

Se você tiver 20 minutos, eu posso explicar como funciona esse processo e ajudá-lo(a) a diagnosticar algumas das causas do seu problema. Vamos resolvê-lo agora mesmo? Posso te ligar [dia e horário]. Me informe qual é o melhor canal para contato e eu ligo para você! Caso prefira outro horário, me diga e conversamos.

[Saudação adequada à persona]

[Assinatura da empresa e CTA]

 

E depois que o lead responder, como prosseguir com o follow-up?

O follow-up é o acompanhamento que deve ser feito após o primeiro contato com seu potencial cliente. Esse processo exige muito planejamento e dedicação.

É importante testar estratégias diferentes para ser cada vez mais assertivo em suas abordagens. E lembre-se: não seja insistente. A conexão com o lead deve ser constante, não irritante. 😁

Elaboramos uma cartilha para você otimizar o follow-up de vendas da sua empresa e conquistar ainda mais clientes! 🚀

BAIXAR CARTILHA

Use a tecnologia ao seu favor!

Por fim, mas não menos importante, utilizar plataformas de automatização tanto de cadência de e-mails quanto de um e-mail singular economizam muito tempo e ainda permitem que seus colaboradores foquem em outras atividades.

Ter um fluxo de e-mail já pronto para ser disparado sem precisar do comando manual é algo muito interessante, principalmente se você consegue acompanhar todas as métricas de engajamento.

🖥️ O Exact Spotter te permite tudo isso. Além disso, o próprio software oferece ideias de fluxos de automação baseado nas ações e decisões dos seus leads perante seus e-mails.

Quer conhecer mais sobre o Exact Spotter e tudo que ele tem a oferecer?

Então, agende uma demonstração gratuita agora mesmo!

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Como converter mais com suas listas ativas

Aprenda na prática como obter os melhores resultados a partir da prospecção ativa.