Estamos inseridos em um cenário cada vez mais revolucionário quando falamos em tecnologias de Inteligência Artificial (IA). E é por isso que softwares de venda que operam com IA tem se destacado, permitindo que as equipes comerciais trabalhem de forma mais eficiente e estratégica.
Uma das principais vantagens da IA é a sua capacidade de coletar e analisar grandes volumes de dados de forma rápida e precisa. Isso possibilita que as empresas identifiquem:ê
Além disso, a inteligência artificial também pode automatizar tarefas operacionais e repetitivas, liberando tempo para que os vendedores se concentrem em atividades mais estratégicas e de alto valor. Isso aumenta a produtividade das equipes comerciais e melhora a eficiência dos processos de vendas.
Vamos começar pelo básico. De maneira muito simplificada, a Inteligência Artificial é uma área da ciência da computação que visa desenvolver sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana.
A IA funciona através da combinação de grandes volumes de dados e modelos matemáticos que permitem que as máquinas processem informações, tomem decisões e aprendam com os dados disponíveis. Isso possibilita que o sistema execute tarefas em segundos, o que uma pessoa levaria horas, dias ou meses para realizar.
Seus benefícios vão muito além de resolver problemas matemáticos, fazer atendimento ou desenvolver conteúdo. A IA também é uma aliada estratégica para automatizar processos e melhorar a experiência dos colaboradores dentro das empresas. Um exemplo disso, foi o caso da CI&T do Brasil, que contou com o apoio da TIVIT para o desenvolvimento da Riley, uma ferramenta de IA capaz de dar mais acessibilidade aos recursos tecnológicos da empresa utilizados pelos colaboradores com deficiência auditiva e visual.
A IA surgiu como um catalisador revolucionário nas operações, transformando a maneira como as empresas funcionam, competem e prosperam na era digital. Ela desempenha um papel cada vez mais significativo nas decisões estratégias dos negócios, elevando sua capacidade de inovar, melhorar a eficiência e tomar decisões.
A importância da IA para as empresas em um mundo cada vez mais digital é inegável e abre portas para aprimoramentos significativos de produtividade, personalização, vendas e análise de dados.
Se o computador leva menos tempo para realizar certas atividades, sua função nas vendas é empregar esses algoritmos de análise de dados para processar tarefas cognitivas demoradas e que carecem de um grande volume de dados para serem realizadas pelo seu time comercial.
Computadores possuem uma proficiência excepcional em detectar padrões escondidos em grandes conjuntos de dados, tornando lógico transferir uma parcela do processo analítico para o software. Bem como tarefas de produção e criação.
Inclusive, estimativas da McKinsey apontam que a IA generativa (aquela que cria textos, imagens, áudios e até mesmo vídeos) pode gerar um ganho de:
chatbots alimentados por IA podem fornecer atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, respondendo a perguntas frequentes, auxiliando na resolução de problemas e até mesmo processando pedidos.
a IA pode analisar dados históricos de vendas e tendências do mercado para fazer previsões de vendas mais precisas. Isso ajuda as empresas a gerenciar estoques e recursos de maneira mais eficaz.
é possível analisar comentários e postagens em redes sociais para determinar o sentimento do cliente em relação a uma marca ou produto.
a IA pode criar conteúdo personalizado, como e-mails, mensagens de texto e anúncios, com base nas preferências do cliente e no comportamento passado. De acordo com a Harvard Business Review, a personalização pode proporcionar um retorno sobre o investimento (ROI) de cinco a oito vezes maior nos gastos com Marketing e pode aumentar as vendas em mais 10%.
a IA pode lidar com grandes volumes de dados para extrair insights valiosos que informam as estratégias de Vendas e Marketing, como identificar tendências emergentes e oportunidades de mercado.
a IA pode ser usada de forma estratégica para analisar dados e identificar riscos em tempo real, auxiliando as empresas a tomar medidas proativas para evitar problemas financeiros e de reputação.
A inteligência de mercado está para Marketing e Vendas como as pesquisas de intenção de voto estão para a política. Em outras palavras, ela oferece um estudo sobre o mercado, os concorrentes e os clientes, permitindo que a empresa tome decisões mais embasadas e eficientes.
Ao utilizar ferramentas de automação, análise de dados e qualificação assertiva, fica bem mais fácil identificar perfis de compra e pontos de dor envolvidos em cada oportunidade que chega ao funil de vendas.
No entanto, é importante ressaltar que a expertise humana continua sendo fundamental para aproveitar ao máximo o potencial da IA. A combinação da inteligência artificial com o conhecimento e experiência dos profissionais de Marketing pode levar a resultados surpreendentes.
Além disso, a disponibilidade 24/7 da IA permite que as empresas estejam sempre prontas para atender às necessidades dos clientes. Portanto, investir em IA e análise de dados é uma estratégia inteligente para impulsionar o crescimento do negócio e se destacar no mercado atual.
Uma das aplicações mais impactantes da IA em vendas é o uso de análise preditiva — ou seja, que visa prever o desempenho das vendas.
Essa análise utiliza algoritmos avançados e grandes volumes de dados históricos para identificar tendências e padrões. O Exact Spotter, por exemplo, faz isso analisando os dados inseridos pelos times de vendas, como:
e utiliza algoritmos de Machine Learning (aprendizado de máquina) para identificar padrões e prever a probabilidade de sucesso do negócio.
Esse tipo de análise permite às empresas antecipar a demanda do mercado, prever picos de vendas sazonais e ajustar estratégias de maneira mais precisa.
Em outras palavras, a análise preditiva é a chave para transformar dados brutos em insights acionáveis, permitindo que as empresas tomem decisões informadas que impulsionam as vendas e a eficiência operacional.
Utilize técnicas de Machine Learning e score para identificar leads qualificados e direcionar seus esforços de vendas para as oportunidades mais promissoras.
A Exact Sales é a maior empresa de Sales Engagement (engajamento de vendas) da América Latina.
O foco em Business Analytics oferecido pelo Exact Spotter, nosso software de gestão, qualificação e engajamento de oportunidades comerciais (leads), permite que sua empresa tome decisões embasadas em dados, eliminando a abordagem de “achismo” e aumentando a precisão e eficácia das ações comerciais.
A análise detalhada dos resultados também possibilita o aprendizado contínuo, permitindo que a equipe de vendas ajuste suas abordagens com base no que realmente funciona, impulsionando o crescimento e o sucesso do negócio.
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Com atuação em 10 países da América Latiana e 25 anos de expertise tecnológica, oferece soluções para mitigação de riscos e proteção de dados, squads ágeis para viabilizar projetos digitais, serviços em nuvem para negócios flexíveis, plataforma para transações financeiras seguras e eficientes e um ecossistema completo para a jornada de transformação digital fim a fim.
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