Inside Sales e vendas com geomarketing:

escolhendo a abordagem correta para sua estratégia comercial

Vender é uma das atividades mais importantes para qualquer empresa. É através das vendas que as empresas conseguem gerar receita e manter suas operações funcionando.

No entanto, existem diferentes tipos de vendas que podem ser utilizados, cada um com suas particularidades e benefícios.

Neste infográfico, vamos falar sobre inside sales (vendas internas) e field sales (vendas externas) com uso de geomarketing, e como cada um desses modelos pode ser efetivo para o sucesso de um negócio.

Além disso, vamos mostrar como esses tipos de vendas podem funcionar muito bem juntos, potencializando os resultados da empresa!

Quando faz sentido?

Cada modelo de vendas pode fazer mais sentido em cenários específicos. Vamos falar sobre eles.

Inside Sales

O inside sales é um modelo que pode ser especialmente interessante para empresas que precisam cortar custos, que podem ou estão buscando proporcionar mais flexibilidade para os seus vendedores ou ainda que queiram aumentar o alcance das suas vendas.

Porém, todos esses pontos vão depender de fatores como o tipo de produto/serviço oferecido, ticket médio, entre outros.

Vendas externas com geomarketing

As vendas externas, ou field sales (vendas de campo), referem-se à oferta de produtos ou serviços por vendedores fora do escritório.

Nesse contexto, para encontrar as melhores oportunidades comerciais, é necessário ter
dados geolocalizados confiáveis. Por exemplo, quando se produz itens que passam pelo varejo, com destino ao consumidor, o desafio comercial diário é encontrar novos estabelecimentos que garantam mais vendas para vendedores, representantes e distribuidores. São os chamados sales leads ou leads qualificados.

Associar a visão espacial ao trabalho de prospecção é trazer mais produtividade à força de vendas, reduzindo custos operacionais e otimizando a gestão de territórios.

Abordagem Mista
Algumas empresas trabalham com as duas estratégias — inside sales e vendas externas.
👉 O inside sales permite que a equipe de vendas trabalhe remotamente, economizando tempo e dinheiro em deslocamentos. Além disso, é possível atender um maior número de clientes em um curto período.

👉 Já as vendas externas, se apoiadas à visão geográfica, são importantes nos processos de descoberta de potencial de mercado e de prospecção na rua, quando a força de vendas precisa de leads assertivos (localização, porte, ramo de atividade e horário de funcionamento corrretos).

Em resumo, ambas as abordagens têm suas vantagens e podem ser utilizadas de forma complementar para maximizar os resultados da equipe de vendas.
Pontos de atenção

Mesmo após identificar qual formato funciona melhor para sua empresa, alguns pontos de atenção ainda irão aparecer.

Vamos falar sobre eles em cada um dos casos.

Organização
A organização dos seus processos comerciais é mais importante até mesmo do que o formato escolhido. Seja trabalhando com inside ou field sales, você precisa ter uma esteira comercial bem definida e funcionando corretamente.
Controle das operações

Com processos definidos, se ganha controle sobre as operações e ganha-se eficiência e rapidez na hora de avançar leads no funil de vendas.

Quer saber mais sobre como ganhar controle sobre seus dados? Clique aqui e converse com um dos nossos especialistas.

Planejamento e viabilidade financeira

Prospectar somente os leads mais quentes é essencial para qualquer processo efetivo de vendas, tanto para acelerar resultados como para otimizar custos.

Com geomarketing, é possível descobrir regiões ainda sem cobertura comercial, filtrar leads com critérios avançados de PDVs e de entorno, e muito mais. Clique aqui e conheça a solução ideal para sua empresa vender mais.

Sobre a Exact

A Exact é a maior empresa da Sales Engagement da América Latina e precursora da Pré-venda no Brasil. Nossa plataforma, o Exact Spotter, é um software que foca na gestão e qualificação aprofundada de leads, por meio de padronização, automação e inteligência de dados.

Hoje, nosso software conta com mais de 15 mil usuários e somos responsáveis por alguns dos maiores cases de aumento de faturamento e redução do tempo de vendas do Brasil.

Confira algumas funcionalidades:

  • Qualificação com lead scoring;
  • Controle de cada etapa do funil;
  • Controle e ajuste de metas;
  • Coleta de dados ricos;
  • Dashboards por nível de usuário;
  • Cadências automatizadas;
  • Histórico de interações;
  • Registro de chamadas.
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Sobre a Geofusion

A Geofusion é a líder em soluções de inteligência geográfica de mercado, com mais de 25 anos de experiência, tendo como clientes nomes como McDonald’s, Natura, Whirlpool, Heineken, Adidas, Seara, Oxxo, O Boticário, Pague Menos e Santander.

Oferece produtos que visam trazer maior assertividade nas decisões, sejam elas abertura de novas unidades, prospecção de PDVs, gestão de territórios de vendas ou outras utilizações. A Geofusion é uma empresa da Cortex Intelligence, tendo sido adquirida em outubro de 2022 e se mantendo como uma business unit apartada.

O que você encontra no software da Geofusion:

  • Leads altamente qualificados
  • Qualificadores de PDVs e de entorno
  • Potencial de consumo de mais de 100 categorias de produtos e serviços
  • Localização de público-alvo na visão de quarteirão
  • Gestão de territórios da força de vendas
  • Importação de dados internos de vendas
  • Mapas pré-criados para análises ágeis e assertivas
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Como converter mais com suas listas ativas

Aprenda na prática como obter os melhores resultados a partir da prospecção ativa.