escolhendo a abordagem correta para sua estratégia comercial
Vender é uma das atividades mais importantes para qualquer empresa. É através das vendas que as empresas conseguem gerar receita e manter suas operações funcionando.
No entanto, existem diferentes tipos de vendas que podem ser utilizados, cada um com suas particularidades e benefícios.
Neste infográfico, vamos falar sobre inside sales (vendas internas) e field sales (vendas externas) com uso de geomarketing, e como cada um desses modelos pode ser efetivo para o sucesso de um negócio.
Além disso, vamos mostrar como esses tipos de vendas podem funcionar muito bem juntos, potencializando os resultados da empresa!
Quando faz sentido?
Cada modelo de vendas pode fazer mais sentido em cenários específicos. Vamos falar sobre eles.
O inside sales é um modelo que pode ser especialmente interessante para empresas que precisam cortar custos, que podem ou estão buscando proporcionar mais flexibilidade para os seus vendedores ou ainda que queiram aumentar o alcance das suas vendas.
Porém, todos esses pontos vão depender de fatores como o tipo de produto/serviço oferecido, ticket médio, entre outros.
As vendas externas, ou field sales (vendas de campo), referem-se à oferta de produtos ou serviços por vendedores fora do escritório.
Nesse contexto, para encontrar as melhores oportunidades comerciais, é necessário ter dados geolocalizados confiáveis. Por exemplo, quando se produz itens que passam pelo varejo, com destino ao consumidor, o desafio comercial diário é encontrar novos estabelecimentos que garantam mais vendas para vendedores, representantes e distribuidores. São os chamados sales leads ou leads qualificados.
Associar a visão espacial ao trabalho de prospecção é trazer mais produtividade à força de vendas, reduzindo custos operacionais e otimizando a gestão de territórios.
Já as vendas externas, se apoiadas à visão geográfica, são importantes nos processos de descoberta de potencial de mercado e de prospecção na rua, quando a força de vendas precisa de leads assertivos (localização, porte, ramo de atividade e horário de funcionamento corrretos).
Mesmo após identificar qual formato funciona melhor para sua empresa, alguns pontos de atenção ainda irão aparecer.
Vamos falar sobre eles em cada um dos casos.
Com processos definidos, se ganha controle sobre as operações e ganha-se eficiência e rapidez na hora de avançar leads no funil de vendas.
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Prospectar somente os leads mais quentes é essencial para qualquer processo efetivo de vendas, tanto para acelerar resultados como para otimizar custos.
Com geomarketing, é possível descobrir regiões ainda sem cobertura comercial, filtrar leads com critérios avançados de PDVs e de entorno, e muito mais. Clique aqui e conheça a solução ideal para sua empresa vender mais.
Sobre a Exact
A Exact é a maior empresa da Sales Engagement da América Latina e precursora da Pré-venda no Brasil. Nossa plataforma, o Exact Spotter, é um software que foca na gestão e qualificação aprofundada de leads, por meio de padronização, automação e inteligência de dados.
Hoje, nosso software conta com mais de 15 mil usuários e somos responsáveis por alguns dos maiores cases de aumento de faturamento e redução do tempo de vendas do Brasil.
Confira algumas funcionalidades:
A Geofusion é a líder em soluções de inteligência geográfica de mercado, com mais de 25 anos de experiência, tendo como clientes nomes como McDonald’s, Natura, Whirlpool, Heineken, Adidas, Seara, Oxxo, O Boticário, Pague Menos e Santander.
Oferece produtos que visam trazer maior assertividade nas decisões, sejam elas abertura de novas unidades, prospecção de PDVs, gestão de territórios de vendas ou outras utilizações. A Geofusion é uma empresa da Cortex Intelligence, tendo sido adquirida em outubro de 2022 e se mantendo como uma business unit apartada.
O que você encontra no software da Geofusion:
Aprenda na prática como obter os melhores resultados a partir da prospecção ativa.