O segredo para vender mais:
desvendando a
segmentação de leads

A segmentação de leads é o processo de dividir seus potenciais clientes (leads) em grupos com base em características comuns.

Isso permite que você direcione suas estratégias de forma mais eficaz, enxergando quais leads tem mais potencial de compra e aumentando suas chances de convertê-los em clientes.

Benefícios da segmentação de leads
A segmentação de leads oferece uma série de benefícios, incluindo:

Melhor ROI

A segmentação de leads pode ajudar as empresas a aumentar o retorno sobre o investimento de suas ações de aquisição, direcionando as mensagens para pessoas mais propensas a converter.

Abordagens mais eficazes

Através da segmentação, é possível entender melhor as necessidades dos seus leads, o que pode ajudar a desenvolver abordagens cada vez mais certeiras.

Redução do CAC

Uma boa segmentação pode ajudar você a identificar leads mais qualificados, o que pode reduzir o custo de aquisição de clientes.

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Tipos de segmentação de leads
Existem muitos tipos de segmentação de leads, incluindo:

Cargo:

Você pode segmentar leads por cargo, como gerentes de marketing, diretores de vendas ou CEOs.

Segmento/Mercado:

Você pode segmentar leads por setor, como tecnologia, finanças ou saúde.

Interesses

Você pode segmentar leads por interesses, como prospecção ativa, social selling ou automação de marketing.

Os critérios de segmentação precisam ser definidos baseados no ICP (perfil de cliente ideal) da sua empresa.

Ou seja, serão diferentes de acordo com a realidade de cada empresa.

E como coletar dados para segmentar leads
Para segmentar leads, as empresas precisam coletar dados sobre esses potenciais clientes. Esses dados podem ser coletados de várias fontes, incluindo:

Formulários de inscrição:

os formulários de inscrição são uma maneira popular de coletar dados sobre leads. Os formulários podem solicitar informações demográficas, psicográficas e comportamentais.

E-mail marketing:

as empresas podem usar o e-mail marketing para coletar dados sobre as respostas dos leads às suas campanhas de e-mail. Esses dados podem incluir: abertura de e-mails, cliques em links e respostas aos e-mails.

Abordagem por telefone:

essa ainda é a maneira mais eficaz de segmentar os seus leads. Por meio de ligações, você consegue obter dados específicos e definir com facilidade quais leads estão mais preparados para a compra.

Na Exact, você consegue fazer essas abordagens por telefone com mais eficiência graças a diversas ferramentas que permitem a descoberta do nome dos leads, detalhes sobre eles que facilitam a abordagem e a personalização em massa das suas abordagens.

Além de garantir que essas informações virem dados conversacionais dentro do software, de maneira automática, facilitando análises e novas abordagens.

Quer entender como? Agende uma conversa com nossos especialistas.

Exemplo de segmentação de leads
Uma empresa de software de marketing pode segmentar seus leads com base em seu tamanho da empresa, setor e nível de receita. Isso permitiria que a empresa criasse mensagens e ofertas personalizadas para cada grupo de leads.

Mas para uma segmentação focada na abordagem,
uma ideia é seguir da seguinte forma:

Grupo 1:

Equipe comercial interna, leads gerados somente de forma passiva

Grupo 2:

Equipe comercial interna, leads gerados somente de forma ativa

Grupo 3:

Equipe comercial interna, leads gerados de forma ativa e passiva

Para cada grupo, você pode criar mensagens e estratégias específicas.

No exemplo anterior, as abordagens focadas em times comerciais internos (em oposição a equipes formadas por representantes comerciais) e formatos diferentes de geração de leads.

Mas essa divisão pode ser feita com mais especificidade.

No vídeo a seguir nosso CEO e especialista em vendas, Théo Orosco, mostra como isso se aplica na prática.

Segmentando para vender mais

A segmentação de leads é uma atividade essencial para quem quer aproveitar melhor os seus leads.

É através da segmentação que você vai conseguir abordar com mais eficácia aqueles leads que estão na sua base, aumentando as taxas de conversão em venda.

Uma ferramenta como o Exact Spotter, a maior de Sales Engagement da América Latina, pode te ajudar nessa tarefa.

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