O segredo para vender mais:
desvendando a
segmentação de leads
A segmentação de leads é o processo de dividir seus potenciais clientes (leads) em grupos com base em características comuns.
Isso permite que você direcione suas estratégias de forma mais eficaz, enxergando quais leads tem mais potencial de compra e aumentando suas chances de convertê-los em clientes.
A segmentação de leads pode ajudar as empresas a aumentar o retorno sobre o investimento de suas ações de aquisição, direcionando as mensagens para pessoas mais propensas a converter.
Através da segmentação, é possível entender melhor as necessidades dos seus leads, o que pode ajudar a desenvolver abordagens cada vez mais certeiras.
Uma boa segmentação pode ajudar você a identificar leads mais qualificados, o que pode reduzir o custo de aquisição de clientes.
Quer melhorar suas abordagens com auxílio da tecnologia?
O Exact Spotter pode te ajudar!
Você pode segmentar leads por cargo, como gerentes de marketing, diretores de vendas ou CEOs.
Você pode segmentar leads por setor, como tecnologia, finanças ou saúde.
Você pode segmentar leads por interesses, como prospecção ativa, social selling ou automação de marketing.
Os critérios de segmentação precisam ser definidos baseados no ICP (perfil de cliente ideal) da sua empresa.
Ou seja, serão diferentes de acordo com a realidade de cada empresa.
os formulários de inscrição são uma maneira popular de coletar dados sobre leads. Os formulários podem solicitar informações demográficas, psicográficas e comportamentais.
as empresas podem usar o e-mail marketing para coletar dados sobre as respostas dos leads às suas campanhas de e-mail. Esses dados podem incluir: abertura de e-mails, cliques em links e respostas aos e-mails.
essa ainda é a maneira mais eficaz de segmentar os seus leads. Por meio de ligações, você consegue obter dados específicos e definir com facilidade quais leads estão mais preparados para a compra.
Na Exact, você consegue fazer essas abordagens por telefone com mais eficiência graças a diversas ferramentas que permitem a descoberta do nome dos leads, detalhes sobre eles que facilitam a abordagem e a personalização em massa das suas abordagens.
Além de garantir que essas informações virem dados conversacionais dentro do software, de maneira automática, facilitando análises e novas abordagens.
Quer entender como? Agende uma conversa com nossos especialistas.
Mas para uma segmentação focada na abordagem,
uma ideia é seguir da seguinte forma:
Equipe comercial interna, leads gerados somente de forma passiva
Equipe comercial interna, leads gerados somente de forma ativa
Equipe comercial interna, leads gerados de forma ativa e passiva
Para cada grupo, você pode criar mensagens e estratégias específicas.
No exemplo anterior, as abordagens focadas em times comerciais internos (em oposição a equipes formadas por representantes comerciais) e formatos diferentes de geração de leads.
Mas essa divisão pode ser feita com mais especificidade.
No vídeo a seguir nosso CEO e especialista em vendas, Théo Orosco, mostra como isso se aplica na prática.
A segmentação de leads é uma atividade essencial para quem quer aproveitar melhor os seus leads.
É através da segmentação que você vai conseguir abordar com mais eficácia aqueles leads que estão na sua base, aumentando as taxas de conversão em venda.
Uma ferramenta como o Exact Spotter, a maior de Sales Engagement da América Latina, pode te ajudar nessa tarefa.
Converse com nossos especialistas e entenda como.
Aprenda na prática como obter os melhores resultados a partir da prospecção ativa.