Benchmarking de métricas de pré-vendas

Faça sua pesquisa de mercado com os dados da empresa líder em pré-vendas no Brasil

Você já parou para pensar em como é importante fazer benchmarking com outras empresas?

Hoje, nós vamos te contar um pouco mais sobre o quanto o benchmarking é necessário para a sua empresa – mesmo que ela esteja tendo muito sucesso, afinal crescimento nunca é demais – e ainda vamos abrir um pouco da caixa preta da Exact!

E falando especificamente de novos negócios, essa estratégia desempenha um papel crucial na definição de estratégias eficazes de vendas e pré-vendas. Ao realizar benchmarking, as empresas podem:

Além disso, o benchmarking permite que as empresas identifiquem tendências do mercado e inovações em seu setor, mantendo-se atualizadas e competitivas.

Ao comparar suas estratégias e métricas com as de empresas de destaque, os líderes de equipes de vendas podem adotar novas ideias e adaptar seus processos para atender às demandas do mercado.

A partir desse cenário, a Exact Sales decidiu disponibilizar esse material como uma forma de construir conhecimento de forma coletiva e compartilhar essas métricas que são alvo de interesse de quase todos os visitantes da nossa sede durante os aquários*.

Aquário

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Aquário é um momento em que os visitantes podem acompanhar o dia a dia do nosso time comercial pessoalmente e tirar suas dúvidas com os gerentes de cada time.
Quer ter a chance de fazer um benchmarking tanto com a Exact quanto com outras empresas de vários segmentos e, ainda, poder conhecer o nosso time comercial?

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O que são métricas da Pré-Vendas?

As métricas da Pré-Vendas são as medidas usadas para calcular o desempenho tanto da equipe como de cada pré-vendedor individualmente. Elas são o termômetro do sucesso das estratégias, abordagens e táticas escolhidas pela sua empresa para entrar em contato e nutrir seus leads.

Aqui na Exact, nós usamos inúmeras métricas para acompanhar o time de Pré-Vendas e entender quais estratégias estão dando certo, quais precisam ser revistas e os principais gargalos do nosso funil. Vale lembrar que nosso time é composto por 42 profissionais.

Selecionamos algumas super importantes que podem ajudar a guiar você no seu processo comercial. Vamos lá?

1. Volume de tentativas de conexão por lead

A métrica que mais utilizamos é o volume de tentativas de ligações por dia, ou seja, quantas vezes foi necessário tentar ligar para o lead até que ele atendesse.

A nossa média do setor inteiro de Pré-Vendas é de 2313 ligações por dia, enquanto que a média por pré-vendedor foi de 58 ligações diárias.

A partir desses números, é possível entender como cada colaborador está performando e enxergar os gargalos do time todo.

Uma equipe é formada por cada um dos seus membros, portanto ter esse olhar voltado para cada um individualmente é muito necessário para não ter grandes discrepâncias e garantir um bom resultado no final do mês.

Mas, esse é só o primeiro KPI que nós olhamos quando pensamos no time comercial.

Ela precisa estar amparada por outras métricas para dar indicações de quais caminhos percorrer.

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Ligações por dia

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Ligações diárias

2. Taxa de conexões

Outra métrica importante aqui dentro é a de conexões, ou seja, daquelas mais de 2 mil ligações quantas, de fato, são atendidas pelos nossos leads.

A nossa taxa média de conexão em um dia é de 53%. Isso significa que das 2313 ligações por dia, em torno de 1226 são atendidas pelos nossos leads e, então, nossos pré-vendedores conseguem fazer contato.

O cálculo para fazer essa taxa é simples:

Ligações Atendidas

Ligações Totais

É importante mencionar que para nós da Exact uma ligação atendida só passa a ser considerada uma conexão quando ela passa de 5 segundos. Ligações com menos do que isso não são válidas para essa taxa.

Alinhar esses detalhes também é essencial para que as métricas fiquem o mais claras possíveis e possam ser úteis nas tomadas de decisões estratégicas.

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segundos

3. Média de agendamentos diários​

Olhamos também para o volume de agendamentos diários, ou seja, quantas conexões feitas no dia se tornaram uma Reunião Agendada.

Durante o mês de maio de 2024, a nossa média diária foi de 40 agendamentos.

Assim como o volume de ligações por pré-vendedor, essa é uma métrica essencial para mostrar como está a produtividade e a abordagem de cada um dos seus colaboradores individualmente.

A partir desses dados, por exemplo, é possível organizar ações de incentivo para que o seu time se sinta mais motivado a ter uma melhor performance e se sinta reconhecido dentro da empresa.

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agendamentos

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LUDs por
pré-vendedor

4. LUD - Leads Únicos por Dia por Pré Vendedor

Dentro da Exact, nós também usamos duas métricas que não são muito comuns, mas que são de extrema importância para as nossas decisões.

A taxa de LUD – Leads Únicos por Dia por pré-vendedor – diz respeito, como o próprio nome traz, à quantidade de leads que nossos colaboradores tentam contato diariamente.

Pensando em uma metáfora mais simples, é como se esse número fosse a quantidade de portas que seus pré-vendedores batem por dia.

Aqui, a nossa média diária é de 40 por pré-vendedor.

Apesar de ser uma métrica nova, ela faz parte do nosso processo comercial há algum tempo e é muito utilizada para entender o quanto nossos colaboradores conseguem se conectar com novos leads.

Esse tipo de número é importante para conseguir metrificar o sucesso das abordagens e quais os pontos de gargalo no time. Entender sobre os processos comerciais de outras empresas de forma ampla é muito proveitoso para tomar suas próprias decisões.

5. LUM - Leads Únicos no Mês por Pré-Vendedor​

Por fim, temos a métrica LUM – Leads Únicos no Mês por pré-vendedor. Nesse caso, dentro da nossa metáfora, a gente vai medir em quantas portas diferentes nosso time bateu durante o mês.

É importante que haja uma variedade nos leads trabalhados durante o mês, senão o pré-vendedor pode apostar todas as suas fichas em um único lead e, assim, o resultado positivo não acontece.

Na Exact, a média de LUM em maio de 2024 foi de 213, ou seja, cada prospectador nosso entrou em contato, em média, com 213 leads diferentes por mês.

Sempre é bom lembrar que leads diferentes por mês são diferentes de leads novos por mês. Nesse cálculo, não entram apenas os novos clientes em potencial, mas também aqueles que o time comercial segue tentando fazer conexão.

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LUMs por
pré-vendedor

Como metrificar meu time de Pré-Vendas?

É importante entender que as métricas aplicadas a Pré-Vendas servem para mostrar os sucessos e as dificuldades do time para que se possa tomar decisões estratégicas e criar novas metas para a equipe.

E para tornar esse trabalho mais rápido e eficiente, o uso de uma ferramenta automatizada te ajuda a ter uma visualização mais macro de todos os dados, a cruzar as informações e, até mesmo, compará-las.

Para quem quer conseguir ter acesso a métricas como essas que trouxemos aqui e ainda conseguir navegar por todos esses números com praticidade, o Exact Spotter é o software perfeito.

Você consegue ver inúmeros dados como os que mencionamos aqui, além de:

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