Dentro do contexto comercial, sabemos que uma boa qualificação de leads é essencial para aumentar as vendas.
É por meio desse processo que podemos identificar os leads que têm maior potencial de conversão e aqueles que precisam passar pela jornada de nutrição até chegarem ao estágio ideal.
Para tornar a qualificação o mais assertiva possível, é necessário desenhar filtros para diferenciar os leads frios (longe do momento de compra) dos quentes (perto do momento de compra).
Além disso, quanto mais planejados e precisos os filtros forem, maior é a chance de sucesso ao barrar falsas oportunidades.
Fit com o negócio:
o lead tem afinidade com a sua solução, tamanho da empresa e localização que a empresa atende?
Pronto para comprar:
o lead tem uma necessidade ou problema que pode ser resolvido com o produto ou serviço da sua empresa?
Maturidade do lead:
em qual estágio do funil de vendas o lead está?
A escolha dos filtros de leads deve ser feita de acordo com as necessidades específicas da empresa, por isso nem sempre filtros prontos se enquadram no seu negócio.
O Exact Spotter, o maior software de Sales Engagement da América Latina, pode ser a resposta para o seu problema! Uma de suas muitas funcionalidades é a criação de filtros de qualificação de leads totalmente personalizados.
O que você considera um lead qualificado? Quais são as características que você procura? Ao definir claramente seus critérios, você poderá fazer a triagem de leads de forma mais eficaz.
Para qualificar um lead, você precisa coletar informações sobre ele. Essas informações podem incluir dados demográficos, dados de negócios e dados de comportamento. Você pode coletar essas informações por meio de pesquisas, formulários de geração de leads ou ligações e conversas com os potenciais clientes.
Existem várias ferramentas de qualificação de leads disponíveis que podem ajudá-lo a automatizar o processo e melhorar a precisão. Essas ferramentas podem te ajudar a avaliar os leads com base em critérios pré-definidos e a identificar leads que precisam de mais atenção. Uma delas é o Exact Spotter, software referência em qualificação de leads.
Filtro 1
Nessa etapa, o pré-vendedor responsável pela atividade buscará, em fontes públicas de informação, conhecer mais a respeito de cada lead advindo do Marketing ou de prospecção ativa.
Filtro 2
Uma vez que os mais destoantes do perfil desejado já foram eliminados, vale a pena avaliar a fundo todas as oportunidades que restaram. Neste momento, o pré-vendedor entra em contato por meio de uma ligação e segue o roteiro para qualificar os leads. Ao longo da implantação do método, verificamos o ICP e também planejamos, junto à empresa, como serão estas perguntas.
O objetivo é que ao final desses dois processos, os leads estejam categorizados por pontuação, sendo a mais alta os mais quentes e a mais baixa os mais frios.
Percebeu como faz diferença utilizar mais de um filtro durante a qualificação? A personalização desse caminho também é essencial! Inclusive, na função de personalizar os filtros, o Spotter cria roteiros automáticos e personalizados com auxílio de Inteligência Artificial.
ao identificar os leads mais propensos a se converterem, é possível direcionar os esforços de vendas para esses leads, o que pode aumentar as taxas de conversão.
ao reduzir o número de leads que precisam ser qualificados, é possível liberar tempo para que os vendedores foquem nos leads mais promissores.
Se você quer melhorar sua qualificação de leads e ter filtros personalizados, saiba que a Exact Sales está do seu lado para ajudar sua empresa a ter mais sucesso!
Entre em contato e agende uma conversa com os nossos especialistas.
Estamos te esperando para revolucionar o jeito de qualificar leads!
Aprenda na prática como obter os melhores resultados a partir da prospecção ativa.