Guia de Análise de
Dados Conversacionais

O que é análise de dados conversacionais?

A análise de dados conversacionais é o processo de coleta, organização, análise e interpretação de dados gerados por interações conversacionais 1:1. Seja elas entre humanos, ou humanos e agentes de inteligência artificial (IA).

Esses dados podem incluir informações como perguntas, respostas, feedback e outras interações que ocorrem em plataformas como chatbots, assistentes virtuais, ferramentas de qualificação e outras interfaces conversacionais.

A análise de dados conversacionais ganhou bastante destaque recentemente e, dentro do mundo comercial, ela é excelente para melhorar os processos de qualificação de leads.

Por que a análise de dados conversacionais é importante?

A análise de dados conversacionais pode fornecer insights valiosos sobre o comportamento do usuário, as necessidades do cliente, o desempenho dos agentes de IA e sobre a operação comercial de maneira geral.

Esses insights podem ser usados para melhorar a experiência do usuário, intensificar campanhas e estratégias, e otimizar o desempenho das ferramentas.

Além disso, a captação de dados por meio de ferramentas conversacionais permite a coleta de informações mais profundas para fechar um diagnóstico sobre a empresa, diferente de landing pages e formulários.

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Quais são os tipos de dados conversacionais que podem ser analisados?
No contexto de Vendas B2B, é importante coletar informações como:

Porte da empresa

Quantidade de funcionários

Hierarquia de decisão

Taxa de conversão

Dados técnicos

Gargalos

Estratégias

Faturamento

É a partir desses pontos que começa a se formar o diagnóstico do lead. Também é fundamental que a compatibilidade entre dor e solução em um processo de vendas seja um dos principais fatores para um negócio dar certo. E os dados conversacionais também servem para indicar se existe ou não essa sintonia entre as duas partes.
Dicas para usar dados conversacionais para identificar potenciais clientes
Passe o mouse sobre as imagens para revelar as dicas

Padronização das perguntas e categorização das respostas:

é importante ter um padrão de perguntas e categorizar as respostas para gerar dados, e utilizar técnicas como pontuação e aprendizado de máquina.

 

Olhares principais:

utilizar o olhar técnico, olhar de dor e olhar situacional profundo em cada uma das análises para extrair insights valiosos sobre as necessidades e características dos clientes.

 

Técnicas de segmentação:

utilizar técnicas como o modelo BANT (Budget, Authority, Need, Timeline) ou ANUM (Authority, Need, Urgency, Money), ajuda a identificar clientes com maior probabilidade de fechamento e direcionar o trabalho dos vendedores de forma mais eficiente.

 

Apresentação personalizada:

para criar conexão e demonstrar que você entende seu cliente, é essencial  estudar os dados enviados pela equipe de prospecção ou Marketing para  montar discursos personalizados e realizar contato telefônico humanizado.

 

Explique conceitos de forma clara:

antes de falar sobre o produto, explique conceitos técnicos de forma clara e torne-os óbvios. Combine termos técnicos com explicações mais simples para garantir que o cliente entenda o que você está dizendo.

 

Padronização das perguntas e categorização das respostas:

é importante ter um padrão de perguntas e categorizar as respostas para gerar dados, e utilizar técnicas como pontuação e aprendizado de máquina.

 

Olhares principais:

utilizar o olhar técnico, olhar de dor e olhar situacional profundo em cada uma das análises para extrair insights valiosos sobre as necessidades e características dos clientes.

 

Técnicas de segmentação:

utilizar técnicas como o modelo BANT (Budget, Authority, Need, Timeline) ou ANUM (Authority, Need, Urgency, Money), ajuda a identificar clientes com maior probabilidade de fechamento e direcionar o trabalho dos vendedores de forma mais eficiente.

 

Apresentação personalizada:

para criar conexão e demonstrar que você entende seu cliente, é essencial  estudar os dados enviados pela equipe de prospecção ou Marketing para  montar discursos personalizados e realizar contato telefônico humanizado.

 

Explique conceitos de forma clara:

antes de falar sobre o produto, explique conceitos técnicos de forma clara e torne-os óbvios. Combine termos técnicos com explicações mais simples para garantir que o cliente entenda o que você está dizendo.

 

Conclusão

Nesse conteúdo, vimos que a análise de dados conversacionais é uma ferramenta poderosa que pode ser usada para otimizar o desempenho de ferramentas, intensificar as campanhas e tornar a experiência do usuário ainda mais personalizada.

E o Exact Spotter é a ferramenta ideal para quem quer começar a desbravar essa nova tendência! Ao ser integrado com uma Inteligência Artificial, o maior software de Sales Engagement da América Latina utiliza essa estratégia para qualificação de leads e aumento na taxa de conversão de vendas.

E a implementação do Exact Spotter na sua empresa eleva a eficácia das interações com os leads, economiza tempo e ainda gera a análise de dados conversacionais com o Business Analytics. Tudo isso para um fechamento de negócios mais eficiente e bem-sucedido.

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