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A resposta pode estar no óbvio:

Sales Engagement

como ferramenta estratégica para aumentar vendas

O Exact Spotter é o maior software de Engajamento de Vendas da América Latina. Mas você sabe o que Engajamento de Vendas significa?

Neste material vamos explicar o que é Engajamento de Vendas e como aplicamos essa técnica aqui na Exact Sales.

Você vai ler sobre:

  • O que é Sales Engagement ou Engajamento de Vendas;
  • Os benefícios dessa prática;
  • Como aplicar na sua empresa.

O que é Sales Engagement

O Engajamento de Vendas é uma venda que gera engajamento entre os dois lados do processo comercial: os pré-vendedores e vendedores de um lado, e os potenciais clientes (leads) do outro.
Esse dito engajamento é criado por meio de canais que são comuns a qualquer profissional da área:

Ligação

E-mail

Whatsapp

LinkedIn

Parece meio óbvio até aqui?
Mas Sales Engagement não se resume a simplesmente se conectar aos leads.

Para colocar essa prática em ação, você precisa estabelecer uma estratégia robusta e que esteja alinhada aos objetivos do seu negócio.

Isso porque o Engajamento de Vendas depende essencialmente da análise de dados e definição de táticas de abordagem muito bem planejadas.

Essa abordagem visa estabelecer uma comunicação efetiva e personalizada, garantindo uma interação de mão dupla desde o primeiro contato até o fechamento do negócio.

E qual a real diferença que o engajamento de vendas traz ao processo comercial?

Benefícios do Engajamento de Vendas

Organização efetiva de processos comerciais:

Permite uma melhor organização e estruturação dos processos comerciais, garantindo que cada etapa seja realizada de forma eficiente e alinhada com as necessidades do cliente.

Melhor qualificação de leads:

É possível qualificar melhor os leads, identificando aqueles com maior potencial de conversão e direcionando os esforços de vendas de forma mais assertiva.

Aumento da taxa de conversão:

Ao estabelecer uma comunicação mais personalizada e engajada com os leads, é possível aumentar a taxa de conversão.

Redução de erros e atritos no fluxo de vendas:

Conseguimos minimizar erros e atritos no fluxo de vendas, garantindo uma experiência mais fluida e satisfatória tanto para os pré-vendedores quanto para os leads.

Clientes mais satisfeitos:

Ainda pensando em uma comunicação mais próxima e dedicada às necessidades e jornada do cliente, conseguimos fortalecer o relacionamento e fidelizá-los ainda mais.

Agilidade e facilidade na rotina de vendas:

A metodologia de Sales Engagement proporciona maior agilidade e facilidade na rotina de vendas, permitindo um acompanhamento mais eficiente do desempenho da equipe comercial.

Agora que já sabemos todas as vantagens de adotar o engajamento de vendas nas nossas empresas, chegou a hora de entender como aplicá-lo, na prática!

Vamos falar também como fazemos aqui na Exact Sales e você pode utilizar como benchmarking para aplicar na sua empresa.

Como aplicar o Engajamento de Vendas

1 - Tenha domínio sobre sua operação

Para conseguir a maior eficiência possível, você precisa ser capaz de enxergar sua operação comercial com clareza.

Isso significa:

  • Possuir OKRs e KPIs bem definidos;
  • Enxergar os dados mais relevantes da sua operação;
  • Conseguir analisar essas informações com facilidade.

A partir dessas análises conseguimos seguir com os próximos passos.

Como fazemos aqui na Exact?

Aqui na Exact mantemos toda nossa operação dentro do Exact Spotter, portanto conseguimos enxergar todos os dados relevantes através da ferramenta de Business Analytics.

Nessa ferramenta, conseguimos fazer cruzamentos eficazes e que nos permitem enxergar quais:

  • Abordagens estão dando certo;
  • Canais trazem mais resultados;
  • Estratégias trazem mais vendas.

2 - Direcione a equipe corretamente

Ao enxergar seus dados com clareza, você consegue definir tarefas com muito mais facilidade, definindo prioridades de maneira acertada e extraindo os melhores resultados possíveis da sua equipe comercial.

Isso significa que:

  • Seu time não perde tempo tentando “adivinhar” o que precisa ser feito;
  • Você tem controle sobre quais tarefas estão sendo executadas;
  • A equipe possui suporte para realizar suas atividades.

Como fazemos aqui na Exact?

Se, por exemplo, concluímos que a ordem de abordagem funciona melhor começando pelo telefone e seguindo para uma cadência de e-mail, configuramos um workflow, ou fluxo de trabalho, no Spotter para garantir que as tarefas serão executadas dessa maneira.

Com o workflow, o pré-vendedor sabe quais tarefas deve fazer, de maneira automática. Assim, ele pode planejar suas abordagens e por meio de qual canal ela será feita.

As abordagens também são facilitadas com o auxílio do Spotter.

Com ele, realizamos ligações através do webphone na própria plataforma. Além da praticidade de não precisar sair do sistema, essa ferramenta também possibilita a gravação de ligações e a realização de feedbacks precisos e específicos para cada caso.

Além disso tudo, nos certificamos que os membros da equipe:

  • Recebam dicas de auxílio na hora das abordagens, também dentro do sistema;
  • Economizem tempo, quando sinalizamos quais leads estão mais prontos para serem abordados, graças ao score de similaridade e ao lead scoring;
  • Recebam bonificações de acordo com seu desempenho.

3 - Garanta que o lead está fluindo no funil de vendas

Por fim, é importante conseguir visualizar a jornada do lead em todas as fases do funil de vendas.

Nesse sentido, é preciso:

  • Organizar o funil de maneira simples e eficaz;
  • Enxergar todas as fases do funil e como o lead transita por elas;
  • Distribuir os leads de maneira eficaz no funil de cada colaborador.

Como fazemos aqui na Exact?

Com a funcionalidade dos múltiplos funis, cada equipe possui o seu próprio funil de vendas e conseguimos observar os fluxos de negociação em cada time.

Além disso, os leads ficam visíveis de maneira simplificada com nosso dashboard de vendas.

O que é o Exact Spotter

O Exact Spotter é um software de gestão, qualificação e engajamento de leads, focado em vendas business to business (B2B), ou seja, de empresa para empresa. Ele foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar nas vendas complexas, que envolvem várias etapas de follow-up constante.

E tudo isso que fazemos para garantir o engajamento de vendas na Exact Sales acontece dentro do Exact Spotter, nossa ferramenta de Sales Engagement que atende mais de 2 mil empresas e 15 mil usuários.

Com ele você mantém os seus leads engajados e sua equipe capacitada, garantindo menores taxas de CAC e resultados de Venda cada vez maiores.

Converse com um de nossos especialistas e entenda como o Exact Spotter pode ajudar a sua empresa a faturar cada vez mais.

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