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Sales Enablement: capacitação para vendas de alta performance

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MARATONA DA EFICIÊNCIA EM VENDAS

Vamos para mais uma etapa super importante da nossa maratona com o objetivo de acumularmos as melhores ferramentas e garantir a eficiência de alta performance que sua empresa merece!

Sales Enablement — em tradução livre, capacitação de vendas — é uma estratégia essencial para potencializar o desempenho das equipes de vendas.

Compreende processos, práticas, ferramentas e recursos que visam aprimorar a performance dos vendedores ao longo de toda a jornada de compra.

Essa metodologia visa capacitar as equipes comerciais por meio de conteúdo, orientações e treinamentos que auxiliam no envolvimento dos clientes na aquisição de produtos ou serviços.

Ao fornecer recursos adequados, o Sales Enablement possibilita que os vendedores tenham as ferramentas necessárias para aumentar as conversões, impulsionar as oportunidades e conquistar negócios mais lucrativos.

Uma equipe bem capacitada vende mais e melhor! Com Sales Enablement, você garante que seus vendedores estejam sempre prontos para converter oportunidades em negócios fechados.
Vamos entender passo a passo como criar um programa de capacitação para sua equipe?

Implementação do Sales Enablement

Como explicamos, o Sales Enablement é um processo de capacitação que abrange processos, práticas, ferramentas e recursos para melhorar a performance da equipe de Vendas.

Para funcionar, essa metodologia conta com 3 pilares muito bem fundamentados:

  • ico-1972-01
    Conteúdo: quais materiais, referências e bibliografias fazem sentido para o seu negócio e como você pode aproximar seu time comercial deles.
  • ico-1972-02
    Orientação: mais do que simplesmente conhecer os princípios por trás das estratégias comerciais, orientar o time para aplicá-las no seu dia a dia. E de preferência, orientações baseadas em dados. Esse pilar também possibilita a identificação de gargalos e trocas valiosas entre a gestão e os vendedores.
  • ico-1972-03
    Treinamento: além de garantir que cada membro conheça suas tarefas com precisão, os treinamento trazem um momento de foco e aprendizado para as equipes comerciais.

4 passos para o Sales Enablement

Para que essa metodologia funcione o Sales Enablement começa ainda na contratação. É importante para os profissionais mais novatos e também para os mais experientes.

Então, para que ele seja eficiente no processo comercial, é importante que a implementação siga 4 passos:

1. Seleção e contratação da equipe

O primeiro passo para a relação empresa-profissional funcionar é que as duas partes estejam alinhadas e concordem em relação à cultura que estão trabalhando.

Um colaborador que não possui o perfil da instituição pode ter muitas capacitações e, ainda sim, dificilmente vai performar bem.

Portanto, contratar as pessoas adequadas para executar o seu processo comercial com as metodologias e rotinas que você desenvolveu para sua empresa faz toda a diferença.

2. Implementação de processos de vendas

Compreender a estrutura da sua empresa é essencial para iniciar a fase de implementação do processo de vendas.

Se a ideia é capacitar sua equipe, nada será mais poderoso do que definir processos e documentá-los de maneira eficaz.

Utilizar ferramentas que facilitam a gestão de conhecimento dentro da empresa pode facilitar essa implementação.

Replicar o que dá certo com o seu melhor vendedor também pode ser uma boa estratégia — padronizando a abordagem, follow up e engajamento com base no top performer você pode levar os outros vendedores a melhores resultados.

Estabelecendo padrões, é possível criar a cultura de previsibilidade dentro da empresa através de dados. Isso porque fica fácil entender a exata razão de o vendedor não estar desempenhando bem, se está relacionado à qualidade dos leads ou à apresentação de vendas.

3. Treinamento

A capacitação se relaciona ao processo de tornar alguém capaz de exercer determinada função enquanto o treinamento é o processo de aprimoramento dessa habilidade.

E, de fato, os treinamentos são essenciais para qualquer empresa que deseja aplicar com eficiência o conceito de Sales Enablement.

Eles proporcionam um ambiente muito mais favorável ao desenvolvimento do setor comercial e ao crescimento da sua empresa.

4. Análise de dados

Enxergar as melhorias em desempenho da equipe (ou pioras) por meio de dados concretos é a única maneira de entender se as estratégias de Sales Enablement estão trazendo ou trarão frutos positivos para sua empresa.

Acompanhe as interações para entender melhor as necessidades e preferências dos clientes. Isso vai te ajudar a ter insights importantes para montar os treinamentos e capacitações.

Além disso, sempre prepara seu time para se adaptar rapidamente e pensar estrategicamente. Essas características são fundamentais na área comercial.

As vantagens do Sales Enablement no funil de vendas

Com uma boa estratégia de Sales Enablement, você pode observar essas melhorias na produtividade da equipe:
  • O time de vendas fica mais equipado de conhecimento, habilidades, processos e ferramentas;
  • Os vendedores conseguem manter conversas mais produtivas com potenciais clientes;
  • Diminuição das barreiras e atritos que impossibilitem as vendas;
  • Aumento na velocidade de vendas, ou seja, a rapidez com que um produto é vendido ou o negócio é fechado.

Dessa forma, a experiência de compra dos leads também é melhor, o que traz peso na hora da decisão de fechar ou não o negócio.

Com todas essas vantagens, as etapas do funil de vendas ficam mais otimizadas e, portanto, é possível enxergar a operação rodando e rampando mais rápido

Exact Spotter: o melhor aliado do Sales Enablement

🖥️ A tecnologia é uma das melhores formas de manter o controle sobre os dados da operação e fornecer as ferramentas necessárias para auxiliar o dia a dia da sua equipe comercial.

🏆 O Exact Spotter, a ferramenta de Sales Engagement da Exact Sales, possui diversas funcionalidades que podem te ajudar a criar uma boa estratégia de Sales Enablement, implementá-la mais fácil na sua empresa e ainda garantir uma medalha de ouro para o seu time!

A gestão de conhecimento pode ser reforçada por:

  • Filtros de qualificação - perguntas derivadas;
  • Sistema de feedback de reuniões;
  • MentorIA;
  • Roteiros de abordagem;
  • Transcrição das chamadas;
  • Webphone;
  • Workflow;
  • Acompanhamento de ligações com feedback no próprio áudio.
Além de poder analisar dados de desempenho com facilidade através do Business Analytics.

Quer saber mais sobre essas ferramentas?

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Eles podem te mostrar em detalhes todas as possibilidades do Exact Spotter para capacitação e gestão da equipe.

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