As perguntas de qualificação de leads desempenham um papel fundamental no processo de vendas. Ao fazer perguntas estratégicas, as equipes de pré-vendas e vendas conseguem entender melhor as necessidades e desafios dos potenciais clientes, permitindo uma abordagem mais personalizada e eficaz.
Além disso, as perguntas de qualificação ajudam a filtrar os leads, priorizando aqueles que têm maior probabilidade de se tornarem clientes. Quando se investiga o prazo para implementação de uma solução, por exemplo, as equipes podem identificar oportunidades de vendas mais imediatas e focar seus esforços de forma mais assertiva.
Isso resulta em um uso mais eficiente do tempo e recursos da empresa, aumentando as chances de conversão e otimizando o processo de vendas.
Outro ponto relevante é que as perguntas de qualificação permitem uma abordagem consultiva, baseada no entendimento das dores e objetivos do lead.
Ao questionar sobre os desafios enfrentados pela empresa e as metas a serem alcançadas, as equipes podem apresentar soluções mais alinhadas com as necessidades do cliente, construindo uma relação de confiança e agregando valor desde o início do processo de vendas.
Pensando nisso tudo, trouxemos algumas, baseada em todo nosso know-how em pré-vendas, algumas das principais perguntas para melhorar a sua prospecção de leads.
O primeiro grupo de perguntas a serem feitas para o seu cliente em potencial é para a prospecção demográfica.
Antes de qualquer coisa, é necessário entender qual é o tamanho da empresa e qual o nível do cargo do seu lead. Algumas perguntas dessa primeira etapa são:
Uma vez que você entendeu qual a posição do seu novo cliente em potencial na empresa e se a organização faz sentido dentro do seu campo de atuação, chegou o momento de compreender se a recíproca é verdadeira.
Para a negociação entre duas empresas dar certo é preciso que ambas estejam em sintonia e que a solução de uma seja suficiente para o problema da outra.
Portanto, é preciso entender, nesse momento, quais são os problemas que o seu lead está enfrentando e quer resolver.
Como dissemos antes, em vendas complexas, é necessário a aprovação de vários stakeholders da empresa para a negociação ser fechada.
E esse processo começa já na prospecção do lead. Durante a conversa, é essencial entender qual nível hierárquico que aquela pessoa ocupa dentro da empresa e como seu pré-vendedor consegue alcançar os outros decisores.
Aqui na Exact, nossa base para essa terceiro passo é composta pelas seguintes perguntas:
Com os contatos dos principais tomadores de decisão da empresa prospectada, é possível entrar em contato e ir construindo a venda para eles também.
Esse é um momento crucial no processo de prospecção do lead, porque de nada adianta se ele não tiver orçamento para contratar a sua solução.
Nessa etapa do processo, é importante manter uma abordagem mais sutil para conseguir extrair todas as informações e montar um quadro completo de todos os nuances da parte financeira do lead.
As perguntas que podem te ajudar nessa parte:
Caso o seu serviço ou produto tenha mais de um plano ou valor, é essencial deixar isso bem explícito e tentar encontrar junto do cliente uma solução que encaminhe ele para a reunião com o time de vendas.
Por fim, tem a etapa de qualificação de prazo. Uma vez que todos os outros detalhes foram acertados, chegou a hora de entender se o tempo que o seu lead tem para a negociação e implementação é o mesmo que a sua empresa oferece.
Aqui, é muito importante ter jogo de cintura para conseguir encontrar um tempo que seja factível tanto para você quanto para os seus clientes.
Cada lead tem suas necessidades e, portanto, seus prazos. Desse jeito, compreender todos os eventos do calendário do lead trabalhado é um ponto que requer bastante atenção.
Abaixo, trouxemos alguns exemplos de perguntas que podem nortear sua equipe a fazer essa qualificação.
Com as respostas dessas 15 perguntas, seus pré-vendedores já conseguem montar um quadro da situação do lead e podem sugerir um avanço no funil de vendas ou encaminhá-lo para uma lista de nutrição.
Outras perguntas que podem ser inseridas durante o roteiro de qualificação, são as perguntas de implicação.
Ou seja, depois que você já sabe qual o desafio do seu potencial cliente, faça ele refletir em que essa dor implica. Exemplos:
Escolher as melhores perguntas da prospecção ativa é muito importante para garantir que apenas leads quentes e qualificados avancem no pipeline da empresa. Por isso, montar roteiros completos pode ser bem desafiador.
O uso de softwares com Inteligência Artificial no auxílio dessa prospecção vem crescendo e se tornando indispensável para os times comerciais.
Se você quer implementar uma ferramenta construída, desde o início, voltada para times de pré-vendas, o Exact Spotter pode te ajudar!
A tecnologia do Spotter permite que o roteiro vá se construindo conforme a reunião com o lead vai acontecendo e ele vai dando as respostas. O próprio software oferece perguntas ramificadas a partir do rumo da conversa.
A ideia é que as perguntas sejam totalmente moldadas para as necessidades e particularidades de cada cliente, assim trazendo uma experiência personalizada e mais humanizada.
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